quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

262- O Natal

Meu muito amado filho Estêvão
Estive ausente uns dias porque foi Natal. Uma das festas mais importantes do ano.
No Natal celebramos o nascimento de Jesus, a humanização de Cristo que se fez um de nós para que o pudéssemos ver e seguir.
No antigamente está data e esta festa celebrava o solisticio de inverno.
Na actualidade é uma festa de celebrar Jesus, estar em família com a família de coração mas também com a de sangue. É para celebram a chegada de quem nos veio mostrar o caminho.
Mas é também uma altura de se dar.
De se dar aos outros .... Mais do que no ano inteiro.

Este ano o nosso natal foi maravilhoso. Fizemos o natal do Daniel mais feliz com uns brinquedos que lhe demos. Juntamos brinquedos teus que já não usas e de outros meninos que já não usam e demos muitossssss a quem não tem nenhum. Juntamos papel para ser trocado por alimentos no banco alimentar e juntamos tanto tanto que chegou a 3 toneladas. Fomos participar no jantar dos sem abrigo. Jantamos com amigos levamos alegria. Cozinhamos vários dias mas recebemos a nossa família de sangue e de coração em casa para a consoada de natal. Rezamos o advento com muito amor ao bebê que nasceu para todos nos. E trocamos prendas.
O natal não são prendas. Não é mesmo. Mas é também prendas, claro que é, também os reis magos levaram o melhor que tinham ao menino Jesus certo? Também nós devemos dar lembranças disso a quem queremos bem.
Não digo com isto encher alguém de prendas, gastar o que se tem e não tem, mas há sempre uma coisa especial para lembrar alguém nesta época. Um saco de água quente que alguém precisa, um livro especial, aquele brinquedo, uma massagem, uma abraço, um postal de natal, uma música.... Algo mesmo especial.
Não e o valor material é o valor pessoal.
Nunca na tua vida deixes de partilhar o que tens nesta época. A vida da muitas voltas e as vezes estarás longe da tua família mesmo assim ajuda o outro perto de ti.... Manda presentes pequenos aos teus filhos, primos, tios, vizinhos sei lá.... Não importa se és rico ou pobre. Ninguém e tão rico que não precise dos outros, ninguém e tão pobre que não possa dar uma lembrança de natal. Se estiveres longe dos teus filhos manda lhe um presente por mais pequeno que seja, manda uma carta escrita pela tua mão, um postal, o que seja.... Mas que seja teu.
Eu acho maravilhoso a lembrança que eu tenho da tua avô Julia do brasil que se fazia presente na tua vida apesar da distância escrevendo cartas para ti.... Com a mão dela. Na época das tecnologias dos emails e sype... Tudo e fácil.... Mas nada nada nada bate uma carta onde alguém mete alma mete coração no papel que escolhe nas letras que escreve no envelope no selo e no ir ao correio meter a carta.... Assim sim é natal e amor é lembrar.

O melhor do meu natal? Ter me vestido de pai natal com barba, calças, casaco, cinto, sino e ter te feito acreditar mesmo nessa mágica que e o natal.... Teres acreditado nessa maravilha que é celebrar a dádiva, a alegria o amor.

Natal para mim será sempre isso. Celebrar o nascimento do Salvador com muita dádiva de mim. E também rabanadas, sonhos, peru, postais de natal, cartas, voluntariado ao próximo, família, amor, beijos, abraços a saber a doce....e tu .... Tu e tu e tu.


Feliz natal agora e para sempre.
Amor
Paz






Amo-te demais


Tua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...