sábado, 20 de julho de 2013

174 - Não desistir, pedir ajuda e dormir com quem se quer

Meu muito amado filho Estêvão
Já te disse aqui que tudo o que te escrevo vem do que apreendi com a vida e as voltas que esta dá e que uma e outra vez escreverei de um modo muito mais pessoal… em que te mostro mesmo a cor das minhas células.
Hoje é de novo esse dia. Hoje o que te escrevo vem mesmo de mim, do meu riso, vivencia, sangue, suor e lagrimas.
Muito recentemente aprendi uma lição preciosa. Quando um dia, seja por que razão for, precisares de alguma ajuda, algum conselho, alguma opinião, algum apoio…. Não tenhas vergonha medo, ansiedade em pedir a quem aches que te pode verdadeiramente ajudar. Ah mas essa pessoa não é família, nem sequer é meu amigo, eu mal conheço essa pessoa, ou nem conheço de todo? E então? Precisas ou não de ajuda? Se precisas pede. Mas pede mesmo. Com educação claro, com respeito, agradecendo sempre sempre sempre (alias como na vida – tem sempre essa atitude de gratidão perante os outros e a vida). Pede. O não posso ajudar, não te dou opinião está sempre certo mas o sim também está possível. Pede. Ficarás surpreendido como a vida te põe na frente as pessoas que tu precisas para as coisas, para os momentos, para as vivências que te fazem falta. No fim jamais te esqueças: agradece, a ajuda, o tempo dispensado, a conversa a opinião, o ombro amigo. Sempre.
Estêvão outra lição que gostava que hoje em particular ouvisses. Nunca tenhas medo de mudar de evoluir. Nunca. Acho que a maioria das pessoas tem medo de morrer. Eu acho bem pior não se viver por medo das mudanças do diferente, de sair da sua zona de conforto.
Com o teu crescimento vais ver que o geral as rotinas instalam-se e nós passamos a não questionar nada, não questionamos os nossos comportamentos, não nos perguntamos porque fazemos isto assim ou assado, ou porque aquela ou aquela pessoa é nossa amiga, sempre foi e assim será, não pensamos em sair de onde estamos, da nossa casa, com os nossos pratos, os nossos gatos, as nossas almofadas, tudo o que é diferente é criticado é cilindrado, sabe mal, fica mal, é como um vestido apertado. Sempre fiz assim, sempre assim farei. Sempre foi sempre será. Mas porquê? Porquê esse medo do desconhecido? Sim é difícil fazer malas é difícil arranjar novos amigos, é difícil pensar em novas maneiras de nos relacionarmos com os antigos, é difícil pensar o que fazemos à tartaruga ou ao gato, sim é difícil muito difícil mudar de emprego, passar a ganhar menos, ou mesmo mais, é difícil sair dos mesmos caminhos e passar a andar fora de estrada. Mas não é fora de estrada que encontramos as paisagens mais maravilhosas? Se arriscarmos mudar não acontecem sempre coisas maravilhosas?
Sim mudar pode correr mal. Pode correr muito mal. Mas pelo menos tentámos. A ideia de mudar só por si pode ser o suficiente para nós pormos tudo em causa (nós nos pormos em causa até). Se tiver que mudar de emprego prefiro divorciar me já, se for para mudar de carro prefiro mudar de gato, se for para mudar de rotina prefiro mudar de emprego e assim vamos. Mudar, evoluir, crescer é das coisas mais assustadoras que um adulto pode fazer. É muitíssimo assustador e o nosso subconsciente arranja sempre desculpas para que não o façamos. Para nos dar a ideia de estarmos bem como estamos. Para nos fazer sentir benzinho por estarmos assim quietinhos e fofinhos!
Se te sentes mesmo bem como estas, se discernires que como a tua vida está te realizas verdadeiramente como pessoa, se a tua vida é uma vida realizada, completa, se achas que no dia do teu funeral as pessoas te vão lembrar pelas razões e pelas maneiras que tu quererias ser lembrado, se a maneira como gastas a tua vida a tua preciosa vida é a maneira que tem de ser gasta… então não mudes. Agora se algo não está como tem de estar…. Avança sem medos sem medos de nada que Deus ajuda. Sempre. Repara que com isto eu não digo que a vida só é bem vivida se for a fazer coisas… a tua vida pode ser completa e infinitamente feliz sentado a ver rebentar as ondas…. Mas tu é que sabes como é que a queres viver.
O paralelo que eu encontrei com o que te acabei de explicar acontece quando saltas de paraquedas. Quando a porta do avião se abre… o nosso cérebro está feito para nos proteger de sofrer, de morrer, do diferente… e a tendência é andar para trás é fugir “dali para fora”, para longe da porta aberta do vento a entrar…. Mas a força de vontade e a vontade de viver fazem-te andar para a frente. Sem medo. Com fé. Confiança. Avança e se der medo avança com medo mesmo.
Outra coisa muito importante que te quero dizer é que nunca mas nunca em circunstância alguma e de quem quer que seja aceites que te digam que deves deixar de fazer isto (ou deves fazer aqueloutro), ou de ser aquilo porque não és capaz, porque não vais conseguir. Nunca aceites que quem quer que seja te diga… “tens de mudar de emprego porque se não não consegues ser um bom pai”, “nunca vai conseguir aprender a tocar violino desiste” “nunca vai conseguir namorar aquela rapariga que tanto gostas” e demais disparates.
Quando um dia me disseram que eu nunca ia aprender a ler porque sou disléxica, eu segui o meu caminho, quando me disseram que eu nunca ia correr uma maratona, eu calcei os ténis e corri, quando me disseram que eu não ia conseguir acabar o doutoramento porque era um projeto demasiado ambicioso eu não desisti, quando me disseram que o problema de saúde que tinha me ia matar em pouco tempo, eu não quis saber, quando me disseram que depois do cabelo cair nunca mais ia crescer igual eu fiz por isso, quando me disseram que jamais alguém depois do problema de saúde que eu tive acabaria de fazer o caminho de santiago de Compostela, eu fui e fiz (e amei), quando me disseram que eu nunca teria filhos e que esse seria um assunto acabado eu jamais desistiria de ti, e ai estas tu, quando me disseram que não ias sobreviver eu lutei, quando me disseram que não ias andar eu lutei mais ainda, quando me disseram que não vale a pena trabalhar, lutar fazer o nosso melhor porque tudo é mau, a gente vai e tenta fazer diferente, quando me disseram “não gosta da atitude, olhe fale com o papa!”… eu fui e falei com o papa, e falei mesmo. Nunca desistas de nada em que o teu coração esteja, não importa o que te digam. Não é fácil? Como diria a amiga Ana Catarina Alves… “se fosse fácil era para os outros”!.
Decides que não queres ter filhos? Ótimo mas então que seja a tua decisão, e não porque alguém te disse que não és capaz.
Decides que tens de mudar de carreira profissional porque queres ter tempo para ir almoçar fora? Ótimo, mas que seja por decisão tua e não porque alguém acha que a trabalhares assim não és capaz.
Tretas. Tu és capaz de tudo o que te esforçares. TUDO. E nunca deixes que te digam o contrário. Nunca.
E de preferência filho escolhe alguém para te acompanhar nesse caminho que é a vida, que seja uma pessoa com educação e cultura que goste de viajar, de rir, que seja divertido dormirem juntos e que dê beijos gostosos. E que quando a vida vos teimar em dizer que é melhor desistir… juntos consigam fazer o “comboio” andar… porque depois da noite mais escura vem sempre o dia mais luminoso.
Outra coisa que te quero muito dizer hoje meu amor é que se um dia te quiseres zangar com Deus, se achares que Deus te falhou, se tiveres tão furioso tão zangado, tão sozinho que só te apeteça bater em Deus. Zanga-te mesmo. Ele aguenta. Ele aguenta isso tudo. Zanga-te mesmo. Com tempo tu e ele vão fazer as pazes, com tempo ele mostrar-te-á os porquês!
Outro ensinamento que acho fundamental que hoje recebas é que deixa o tempo passar. O tempo tudo torna claro. O tempo mostra o que era mesmo importante. O tempo limpa o que estava errado. O tempo mostra verdades, expõe mentiras. O tempo tudo clarifica. O tempo põe as coisas em perspetiva. Pode ser horrível quando no agora é que sofro, no agora é que queria a verdade, no agora é que sinto a injustiça, no agora é que em queria tudo claro. Mas isso só o tempo te dará. Não adianta apresar o tempo ele vai correr com tudo o que tem de correr. O que for para ser será a seu tempo.
Outra coisa difícil do dia de hoje para mais porque és homem e tens genética de homem e eu acho que muito disto que agora te ensino vem do tempo das cavernas. Meu muito amado filho, não escolhas para ter ao teu lado seja de que forma for, profissional, pessoal ou afetiva (seja sócio, amigo, amiga, namorada, mulher), alguém que precise de ti. Nunca tenhas um relacionamento com alguém que precise de ti. Tem todos os relacionamentos que queiras com alguém que queira relacionar-se contigo, que goste de ti, que te ame, que seja uma pessoa melhor porque estão juntos mas que não precise de ti. A ideia paternal, e na minha opinião muito masculina que os homens tem de ajudar as mulheres faz sentido para abrir frascos de compota, para abrir portas de carros, de cinemas enfim para a vida e as suas coisas boas… mas precisar é coisa de pai, é coisa de sacrifico… preciso de ti ao pé de mim, preciso de ti para viver, que pode ser dito ou ser só em atitudes “frágeis”…. Não queiras isso para ti. Constrói e procura relacionamentos em partes iguais em pessoas iguais, que fazem caminho juntas lado a lado olhando-se ao mesmo nível.
E uma última coisa antes de acabar… quando te perguntarem como estas nunca respondas vamos andado, esta tudo a andar, ah não estou mal ou pior… esta tudo bem. Se alguém pergunta é porque quer saber. Concretiza, principalmente se for um amigo ou uma amiga. Ofendes uma amizade com essa resposta. Aprende a distinguir uma pergunta de fazer conversa de ser cordial com uma pergunta de sincera amizade. Se alguém te perguntar de amizade como estas e levar com essa resposta. Duvido que volte a fazer essa pergunta muito mais vezes.

Amo-te como alto voam os aviões no céu e vou num deles hoje mesmo mas volto para te ter nos braços logo logo





Tua mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...