sábado, 20 de julho de 2013

173 - Êxito, futebol, ajuda e participação

Meu muito amado filho Estêvão

Lembra-te sempre de que metade da satisfação por um êxito está na antecipação do mesmo.

Vai ao circo com os teus filhos mesmo até eles serem crescidos e come algodão doce, rebuçados tudo o que têm direito.

Assiste a jogos de futebol, a provas de atletismo, a jogos de rugby, a jogos de basquetebol e sei lá que mais em que Portugal jogue ... quer estejas longe ou próximo. Veste a camisola de Portugal , e ouve tudo desde o inicio ... inclusive o hino.

Vai a bancas de farturas, de cachorros quentes e de gomas... e lambuza-te!

Lembra-te de que a melhor relação é aquela em que o amor entre duas pessoas é maior do que a necessidade que têm uma da outra.

Quando precisares de ajuda, pede-a assim: "Estou com um problema. Será que pode ter a amabilidade de me ajudar?"

Participa nas actividades da tua cidade, do teu bairro, da tua paroquia. Vai a museus, a exposições, a feiras e mercados.

Nunca em circunstancia nenhuma em momento nenhum e de maneira nenhuma troques a tua integridade por dinheiro, poder ou fama. Nunca nunca nunca.

Nunca contes piadas ordinárias em frente a senhoras.

Nunca te rebaixes a ninguém nem a nenhuma circunstancia mas atenção aqui... tens de distinguir com clareza o que é rebaixar e o que sentes dessa maneira por ego, por orgulho... são duas coisas diferentes e que é importante que as distingas. Rebaixar é quando te negas a ti e à pessoa que és e isso não o faças...

Conta uma mentira no dia 1 de abril. Alias festeja sempre as datas do calendario, os dias de coisas de pessoas, nunca te esqueças de um aniversario, quer seja de vida ou de falecimento, recorda essas datas com amor.

Nunca, em circunstancia alguma e por mais que te apeteça ou ate ache que tens de fazer, recordes a ninguém qualquer gesto de amabilidade ou generosidade que tiveste para com essa pessoa. Presta um favor e, a seguir, esquece-o.

Ajuda os teus filhos a terem a sua própria conta à ordem e de poupança.

Aprende a tocar a musica Amazing Grace... a piano, a violino, a gaita de foles, a flauta a cavaquinho sei la... mas aprende .... vais ver como te será útil em tantas vezes na tua vida.

Antes de pagares nos pincéis, veste as tuas roupas mais velhas.

Nunca em circunstancia alguma te envergonhes dos teus sentimentos patrióticos, nem tu te esqueças dele e por favor nunca te deixes levar pelo pessimismo que muitas vezes aflige as pessoas e não te percas a falar mal do teu pais. O teu pais é grande em historia em pessoas capazes em tudo de bom. Nunca te esqueças disse e honra-o sempre.

Nunca te envergonhes das lágrimas honestas. Chora-as com vontade.

Nunca te envergonhes se o teu riso for demasiado alto ou as tuas canções demasiado alegres. Nunca percas essa característica. E olha que muitos vão tentar.

Compra sempre que possível doces ou compotas feitos em casa. E quando viajares sítios diferentes trás sempre mel. Dentro do mel ficam como que cristalizados os sabores ou cheiros do sitio onde estiveste.

Não confies na tua memória, toma nota das coisas por escrito.

Quando ficares mesmo, mesmo, mesmo zangado mete as mãos nos bolsos e afasta-te uns metros.

Visita ou pelo menos telefona aos teus amigos e familiares quando estes estiverem no hospital. Nem que fiques lá apenas um ou dois minutos.

Nunca deixes as chaves do carro na ignição e feches as portas. Jamais.

Não penses que enviar uma lembrança ou um ramo de flores substitui a tua presença. A tua presença não é substituída por nada.


Amo-te demais meu muito querido e amado filho





Tua mãe






Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...