Pular para o conteúdo principal

91 - Educação é fundamental

Meu amado filho
Na tua vida toda vais perceber como é bom ter educação. E educação não se compra não vêm com dinheiro. Educação recebe-se em casa da família, dos amigos, da vida.
Ser educado não é antiquado. Ser educado é viver correctamente e respeitosamente em sociedade é tratar bem todos independentemente de qeum são de onde vêm. Ter educação não é só para quando alguem está a ver é sempre.
Diz sempre "muito obrigada" quando alguem te der alguma coisa ou algo, agradecer é um acto fundamental de ser humano. Diz sempre "desculpa" quando não foi correcto o que fizeste. Pedir desculpa é para ti e tambem para o outro mas é fundamental.
Abre a porta as senhoras todas ou aos senhores mais velhos. Nunca passes à frente na entrada de uma porta de um elevador etc de alguem mais velho que tu. Nunca. Se estiveres sentado e alguem mais velho entrar na sala ou entrar uma senhora levanta-te.
Nunca fales com alguem sentado se a pessoa com quem falas esta de pé. Levanta-te tambem.
Num autocarro, comboio, metropolitano etc se entrar uma senhora gravida, um doente, ume pessoa mais velha levanta-te e dá o lugar imediatamente.
Trata sempre as pessoas mais velhos por Senhor ou Senhora, Doutor ou Doutora conforme necessário. Nunca trates pelo nome proprio (a menos que te peçam para fazer) algume mais velho que tu. Nunca. Um professor. O Senhor do talho. A senhora do cabeleireiro. O senhor que recolhe o lixo. A senhora que vende fruta. Respeito é optimo.... e todas as pessoas gostam.
Se precisares de uma informação na estrada, num caminho abre a janela, sorri e diz sempre "bom dia" ou "boa tarde" trata quem seja por senhor ou senhora e pede a informação.
Nunca ponhas os cotovelos em cima da uma mesa. Nunca.
Nunca mastigues de boca aberta ou comas com as mãos se o dono da casa ou quem convida não o fizer.
Mesmo que não gostes nada nada nada do que alguem te oferece para comer .... prova, come menos mas come. Não fazes ideia dos sacrificios que às vezes a pessoa pos no prato que te oferece, ou o trabalho e gosto que tem em partilhar contigo essa referição. Elogia sempre a comida, a bebida e a companhia.
Nunca discutas politica, preferencias futebolisticas ou religião quando estás de visita.
Agradece sempre quando te vieres embora de casa de alguem, de um restaurante, de uma entrevista de emprego, etc. Manda mais tarde um email, uma mensagem de telemovel ou telefona mesmo a agradecer o convite. Nunca te esqueças.
Não vás jantar, almoçar, lanchar, cear ou tomar o pequeno almoco  casa de alguém sem levares algo para quem te convida pode ser um doce feito por ti, uma garafa de vinho, umas flores ou outra coisa qualquer mas nunca te esqueças.
Respeita as tradições e costumes das outras pessoas... se as pessoas comem sentadas no chão faz o mesmo, se as pessoas deixam os sapatos à porta faz isso, se as pessoas comem na cozinha, se as pessoas rezam se as pessoas não rezam etc etc enfim respeita e corresponde.
Se te oferecerem para repetires repete uma vez. Nunca duas.
Jamais palites dos dentes à mesa (alias jamais palites dos dentes porque estraga os dentes). Mesmo que o dono da casa o faça não o faças.
Não comas mas rapido que o dono da casa ou de quem convida ou demasiado lento.
Só a sopa se come de colher a menos que quem convida apenas use colher.
Não sorfas a sopa, a bebida. Nunca.
Vinho tinto bebe-se à temperatura ambiente jamais o ponhas no frigorifico vais estragar o vilho. Cerveja, vinho branco e vinho verde bebem-se frescos.
Nunca bebas mais do que 2 copos de vinho se te convidaram para uma refeição.
Se conheces alguem que ves na rua atravessa cumprimenta pergunta pela familia. Sorri.
Quando chegares a um sitio: sala, elevador, qualquer outro lugar diz sempre "boa tarde" "bom dia".
Sempre.
Quando tiveres de ficar numa fila pergunta sempre quem é a ultima pessoa e respeita sempre a ordem e as prioridades.
Nunca interrompas alguem que está a falar, e cala-te imediatamente se alguem te interromper a ti.
Sorri sempre. Sempre sempre.
Quando atenderes uma chamada telefonica fá-lo de sorriso nos labios do outro lado a pessoa com quem fala vai "sentir" esse teu sorriso.
Nunca deixes que o medo, a vergonha, a inercia te afastem das responsabilidades sociais que temos com os nossos amigos e familia. Visita amigos, colegas e familia no hospital. Leva sempre algo nem que seja um jornal. Participa de funerais e reuniões familiares e de amigos mesmo que não sejam ocasiões festivas. Um dia vais gostar de estar acompanhado tambem.
Respeito e educação não são coisas de antigamente não são antiquadas coisas de velhos. São necessidades sociais de bem estar de respeito a nós e às pessoas à nossa volta.



Dentro de 2 dias estaremos afastados quase 1 mês. Doi. Vais ficar em muito boa companhia. Doi menos. Todos os dias que te olho, que te vejo, que te afago, que te pego, que te beijo, que respiro o teu ar, que te alimento e lavo, te amo mais e mais. Queria que o mundo só te mostra-se cores vivas vermelhos azuis e verdes e fosse fofo como algodão doce e almofadas frescas, queria que o vento sempre fosse morno e o sol fosse suave. Queria que fosses um grande-pequeno-grande homem-pessoa que sempre pudesse/possa correr para dentro do meu colo e aqui ficar protegido.
O teu pai ama-te muito quer-te demais. Eu amo-te como se ama ao ar. És um menino-criança-pessoa luminosa, deliciosa, feliz. Toda a tua família te quer de alma e coração e todos tu animas com o teu sorriso maravilho e aberto.
Doi. Mas .... doi.


Amo-te muito


Tua mãe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

69 - Os cães ladram e a caravana passa

Amado filho
Os “cães ladram e a caravana passa” é um proverbio árabe muito usado ainda hoje e que simboliza ainda muito do nosso comportamento humano.
Observa a maravilha de contradição existente no meio da afirmação. O estacionário e o evolutivo. Sabe-se que seguir adiante é da constituição das caravanas (e das pessoas), tal qual ladrar é da constituição dos cães. Aliás, os cães apenas ladram para avisar a seus donos a aproximação de algo que não faz parte de seu habitat convencional, ou quando desejam fazer festa para algum conhecido. Também é da sua constituição manterem-se próximos aos locais onde vivem, como se fossem limitados por um círculo invisível. No primeiro caso, não importa que a caravana tenha boas notícias, nem remédios importantes, basta que não seja daquele local. No segundo, o latido é diferente, mas é latido. Mas se ambos agem de acordo com suas constituições o que há de excecional na expressão? Exatamente o sentido de um permanecer estacionado e do outro seguir semp…

527 - Uma carta de despedida de um filho a uma mãe

Meu muito amado filho Estêvão

Hoje partilho contigo uma carta de um filho que acabou de perder a sua mãe.


Hoje, perdi a mulher mais importante da minha vida. Ainda de manhã te dei um beijo. Foi o último correspondido. Agora já não vou voltar a chegar a casa e ver-te. Vai ser um vazio que nunca será preenchido, mas que fará parte de mim até ao fim dos meus dias.  Educaste-me de uma maneira que nunca pensei que fosse possível. Nunca me faltou nada e trabalhaste dia e noite para que assim fosse. Só posso dar graças a todos os sacrifícios que fizeste, a todas as birras que aturaste, a todos os meus caprichos que atendeste, a todo o carinho que tu me deste, sei que a minha vida inteira não chegará para te agradecer o suficiente, mas vou tentar. Vais-te orgulhar no homem em que me tornei, me estou a tornar e me irei tornar. Vou viver a minha vida sabendo que agora tenho mais um anjo a olhar por mim, mais uma estrela a guiar-me. Vou fazer a minha vida como a sonhei, vou viver os meus sonhos por…

719 - Hoje isto acaba

Meu muito amado filho Estêvão Há 7 (quase 8) anos quando nasceste decidi escrever te este blog e decidi que 1111 coisas seriam .... hoje termino esta minha demanda mas não com 1111 mas sim com 719. Hoje isto acaba. Depois de pensar e sentir estou certa que nada mais tenho para te ensinar. NADA. Não sei nada da vida e do mundo e em particular do universo. Não sei nada do "amor". Nada de nada só sei do amor que te tenho. Não sei nada sobre namorar, casar, partilhar, ser leve. Nada. Há muitos muitos muitos anos que não sou beijada que não fecho os olhos com a sensação maravilhosa de ser amado, há outros tantos não janto fora para namorar, não olho nos olhos de alguém (que não tu) e penso UAU! .... já apanhei tantas vezes os cacos do meu coração que já perdi um monte pelo caminho e agora estão todos os cacos no saco, não sou dada a tinders ou aplicações de encontros, sou gorda demais e feia demais para algum dos meus amigos ou amigas me ajudar a encontrar um namorado. Por isso amor q…