quarta-feira, 2 de maio de 2012

20 - Jamais tires a vida a alguém

Amado filho
Nunca, nunca na vida mates outra pessoa. Nunca mates outra alma de Deus como a tua.
Seja a pessoa composta por 20 células ou por milhões de células e tenha 120 anos, tu não és nada nem ninguém para decidir sobre a vida de outra pessoa. Deus dá, só ele pode tirar. Ponto.
Há zonas cinzentas nesta lógica em preto e branco que por vezes te (nos) vão parecer que matar está justificado, mas não está filho, não está mesmo.
Volto ao que te disse logo no inicio destas nossas reflexões, em caso de duvida deixa o Espírito Santo actuar em ti e reza, pede ajuda e reza. Faz o teu discernimento e reza.
Ninguém diz que é fácil. Ninguém. Mas é o bem.
A vida no geral e a humana em particular são uma dádiva tão mas tão grande que a recebemos de graça com a graça Dele e Nele devemos sempre confiar que tudo vem pelo Bem Maior para que o Mais seja atingindo. Ás vezes programamos tanto a nossa vida, ordenamos tanto a nossa vida que nos esquecemos que Ele faz dela o que Ele quer.
Atentar contra a vida de outra pessoa é na realidade atentar contra a nossa vida o nosso maior dever que é ser feliz e o nosso maior dever que é fazer os outros felizes também.
Respeita o outro em todas as suas formas, seja de meia-dúzia de células até um velho bem velho. Como o peixe não come a própria barbatana porque o impossibilitaria de continuar a viver matar outra pessoa também te impossibilitaria de continuar a viver com a cabeça entre as orelhas e a alma limpa, porque tu és apenas como uma barbatana de um corpo maior que é o mundo onde vives.
E a tua vida é tua para ser vivida jamais será tua para tu a eliminares. Jamais. A tua obrigação é fazeres a tua vida valer a pena e isso só por si justifica a dádiva que recebeste. Luta, luta, luta e respeita o teu corpo e a vida que recebeste com esse corpo. Até ao teu ultimo suspiro.
Lembra-te ainda que há muitas maneiras de tirar a vida que não envolvem matar directamente, com armas ou facas. Há tirar vida sem matar mesmo. Há tirar a vida por negligencia, há tirar a vida porque a nossa vida anula a vida das outras pessoas.
Filho se algum dia a tua vida, a tua presença estiver a prejudicar a vida, a saúde das pessoas que estão à tua volta.... é o mesmo que as estares a matar.... afasta-te. Simplesmente prova o teu amor afastando-te. A tua vida, o modo como escolheres viver não pode de maneira nenhuma contaminar a vida de quem está a tua volta. Não tens de maneira nenhuma esse direito.
Há pessoas que às vezes na nossa vida nos põem doentes, porque o modo de pensar delas e o nosso é tão tão diferente que a nossa saúde fica prejudicada.... se algum dia fores essa pessoa, se algum dia a tua vivência estiver a por doente alguém, estiver a matar aos poucos alguém.... sai, afasta-te e continua a dar supremacia à vida ela é que manda, ela é que vêm de Deus.
Amo-te muito


"Se a vida não tem preço, nós comportamos-nos sempre como se alguma coisa ultrapassasse, em valor, a vida humana... Mas o quê?" Antoine de Saint-Exupéry

"O homem que tem coragem de desperdiçar uma hora do seu tempo não descobriu o valor da vida." Charles Darwin

"Um dia um colega contou-me uma história de outro colega seu que me fez pensar. O seu colega trabalhava
como voluntário no hospital de Stanford e conheceu uma menina que sofria de uma estranha doença.
A sua única oportunidade de recuperar, aparentemente, era receber uma transfusão de sangue do irmão mais novo de cinco anos. O médico explicou a situação ao irmão da menina e perguntou-lhe se estaria disposto a dar sangue à irmã. Este suspirou por uns momentos e disse: «Sim, darei, se isso salvar a Liz».
Enquanto decorria a transfusão, ele estava encostado à cama da irmã, sorridente, enquanto o médico e a equipa o assistia, a ele e à irmã; entretanto começaram a ver uma outra cor na menina.
De repente, o rosto do pequenito começou a ficar pálido e sério, e o seu sorriso desapareceu. Olhou para o
médico e perguntou-lhe com a voz tremida: «A que horas começo a morrer?»
Sendo uma criança não tinha entendido o médico. Ele pensava que daria todo o sangue à irmã. E mesmo com esta ideia o dava na mesma.

Reflexão meu filho:
Que alegria sabermos valorizar a vida e apreciar o que de melhor tem para oferecer. Nunca nos esqueçamos que o que a vida tem de mais nobre e de melhor é a capacidade de gerar vida. Quem quiser ganhar a vida apenas para si… perde-a; mas quem quiser perder a vida em favor de outros… acaba por ganhar e multiplicar por mil. Não é perder no sentido físico, mas é viver alguns valores que promovem a vida dos que connosco vivem. Por exemplo: defender um amigo quando está a ser gozado; não querer sempre tudo para si; partilhar e não destruir material dos colegas; não recusar trabalhar com alguém só porque não gosto dela; não promover a maldade e a vingança; não recusar ajudar um colega; estar presente quando se é necessário e não quando nos é conveniente; e outras tantas situações… assim crescemos na santidade, porque ajudamos a viver na alegria e a dar mais qualidade à vida de todos. Assim viveram os santos.




Tua mãe


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1051- Objectivo de vida

  Meu muito amado filho Estêvão  Ikigai Descobre o teu objetivo na vida. Determine a razão pela qual acorda todas as manhãs. Escolha algo qu...